Ayurveda – Medicina Tradicional da Índia
A palavra Ayurveda tem sua origem no sânscrito, ayus (vida) e veda (conhecimento), “o conhecimento ou a ciência da vida”.
A Ayurveda é o sistema de cura tradicional da Índia, um sistema de medicina que olha para o ser humano de maneira integral, ou seja, em seus aspectos físicos, mentais, emocionais e sócio-ambientais. Atualmente, é conhecida por suas terapias, tais como, as plantas medicinais, yoga, massagens, terapia através dos alimentos, marmaterapia, shirodara (óleo medicado na testa), pancha karma (processos de limpeza), entre outras.
Na Medicina Ayurveda, o universo é formado pelos cinco elementos básicos da natureza, chamados de Panchamaha-bhutas, são eles: o espaço ou Éter, o Ar, o Fogo, a Água e a Terra. Estudam-se as inter-relações e influências desses elementos na natureza e no ser humano.
Através da união de dois elementos formam-se os Doshas (humores biológicos) que atuam na fisiologia humana nos aspectos psicoemocionais e físicos. O elemento Ar e Éter formam o Dosha Vata, o elemento Fogo e Água formam o Dosha Pitta e o elemento Água e Terra, o Dosha Kapha. Os Doshas em desarmonia tornam-se expressões patológicas.
A terapêutica Ayurvédica objetiva a saúde integral do ser humano, sobretudo na promoção de um estilo de vida saudável. Assim, se alcança maior e melhor longevidade e a harmonização de desequilíbrios potencialmente patogênicos.