YOGA
A palavra Yoga origina-se do Sânscrito, da raiz "IUJ" que quer dizer "unir". Na prática significa a união do "Ser" com o "Supremo" ou "Absoluto".
Distinguem-se sete ramos dentro das culturas tradicionais espirituais, tais como o Raja Yoga, o Jnana Yoga, o Bhakti Yoga, o Karma Yoga, o Mantra Yoga, o Tantra Yoga e o Hatha Yoga.
RAJA YOGA - significa o "Yoga Real". Refere-se aos sistemas de Patanjali (séc. II d.C.). Caminho de meditação, contemplação e renuncia, segue o Ashtanga e os Oito passos.
JNANA YOGA - significa "conhecimento". Caminho da realização de Si Mesmo através da prática do discernimento entre o real e o irreal.
BHAKTI YOGA - o termo Bhakti deriva-se da raiz BHAJ (compartilhar) que foi traduzido como "devoção". Considerado o yoga da dedicação amorosa à pessoa divina; o caminho do coração. É a força emocional do ser humano que é purificado e canalizado para a divindade.
KARMA YOGA - deriva-se da raiz KRI, "fazer". É o yoga da ação, a "liberdade em relação à ação". Seu objetivo é a liberdade na ação, ou a transcendência das motivações egóicas.
MANTRA YOGA - mantra é uma expressão vocal sagrada, um som que evoca uma qualidade à mente. Considerado um veículo de transformação meditativa e é dotado de uma força psicoespiritual.
TANTRA YOGA - vem da raiz TANTORI, que significa "tecer". TAN = estender, esticar. É interpretado como "aquilo pelo qual o conhecimento ou compreensão se expandem ou se espalham".
HATHA YOGA - Ha = Sol e Tha = Lua. Harmonização da energia vital solar com a energia vital lunar. É a realização do Si Mesmo através do veículo do corpo físico e de sua matriz energética (prânica/etérica). Com o fortalecimento e a saúde do corpo físico podem-se alcançar realizações superiores.