terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que é YOGA?


YOGA


A palavra Yoga origina-se do Sânscrito, da raiz "IUJ" que quer dizer "unir". Na prática significa a união do "Ser" com o "Supremo" ou "Absoluto".
Distinguem-se sete ramos dentro das culturas tradicionais espirituais, tais como o Raja Yoga, o Jnana Yoga, o Bhakti Yoga, o Karma Yoga, o Mantra Yoga, o Tantra Yoga e o Hatha Yoga.

RAJA YOGA - significa o "Yoga Real". Refere-se aos sistemas de Patanjali (séc. II d.C.). Caminho de meditação, contemplação e renuncia, segue o Ashtanga e os Oito passos.

JNANA YOGA - significa "conhecimento". Caminho da realização de Si Mesmo através da prática do discernimento entre o real e o irreal.

BHAKTI YOGA - o termo Bhakti deriva-se da raiz BHAJ (compartilhar) que foi traduzido como "devoção". Considerado o yoga da dedicação amorosa à pessoa divina; o caminho do coração. É a força emocional do ser humano que é purificado e canalizado para a divindade.

KARMA YOGA - deriva-se da raiz KRI, "fazer". É o yoga da ação, a "liberdade em relação à ação". Seu objetivo é a liberdade na ação, ou a transcendência das motivações egóicas.

MANTRA YOGA - mantra é uma expressão vocal sagrada, um som que evoca uma qualidade à mente. Considerado um veículo de transformação meditativa e é dotado de uma força psicoespiritual.

TANTRA YOGA - vem da raiz TANTORI, que significa "tecer". TAN = estender, esticar. É interpretado como "aquilo pelo qual o conhecimento ou compreensão se expandem ou se espalham".

HATHA YOGA - Ha = Sol e Tha = Lua. Harmonização da energia vital solar com a energia vital lunar. É a realização do Si Mesmo através do veículo do corpo físico e de sua matriz energética (prânica/etérica). Com o fortalecimento e a saúde do corpo físico podem-se alcançar realizações superiores.







segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reflexão



Curar-se não é deixar de sentir sintomas,
mas trocar repressão por compreensão;
ignorância por sabedoria; ansiedade por contentamento;
psicodelismo por alegria tranquila; alienação por autoconhecimento;
desespero por coragem; regressão por evolução;
erotismo por amor; fadiga por energia; ódio por benevolência;
guerra por paz; medo por serenidade; tédio por alegria de viver;
prazeres medíocres por felicidade duradoura; astenia por vibração;
vício por liberdade; vazio por plenitude; mentira por verdade;
desejos por vontade; agitação por quietude;
desvarios por sobriedade; dependência por auto-suficiência;
brutalidade por refinamento; angústia por segurança;
fragmentação por unidade; doença por higidez;
ociosidade por ação fecunda; embotamento por criatividade;
distância de Deus por eucaristia; apego por renúncia;
hipocrisia por autenticidade; ressentimento por perdão;
fragilidade por invencibilidade; passividade por cooperação;
mendicidade por doação; cobiça por desapego;
distância e conflito, carência e sofrimento por yoga.


(Hermógenes; Yoga para nervosos. Ed. Nova Era, 45ªed, Rio de Janeiro, 2010)






terça-feira, 9 de agosto de 2011

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA

 

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA

II FÓRUM CONCEITUAL DE NATUROLOGIA

TEMA: A NATUROLOGIA NA SAÚDE PÚBLICA E COLETIVA
28, 29 e 30/10/2011 – SÃO PAULO

O IV Congresso Brasileiro de Naturologia acontecerá no período de 28, 29 e 30 de outubro do ano de 2011, no município de São Paulo-SP, será realizado pela Associação Paulista de Naturologia (APANAT) em parceria com a Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA), e com apoio da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Nesses 13 anos, desde a criação do primeiro curso de Naturologia no país, vem-se aprimorando e consolidando essa área de conhecimento, com o objetivo de formar profissionais que contribuam para atender às demandas da área da saúde e que atuem nas suas problemáticas, bem como responder às necessidades da população em seus processos de vida, saúde e doença, promovendo autonomia e participação popular.

O tema geral do nosso IV Congresso é A Naturologia na Saúde Pública e Coletiva. Para o melhor desenvolvimento do tema foram selecionadas temáticas específicas concernentes a atuação do Naturólogo a serem desenvolvidas nas palestras. Tais temáticas foram agrupadas em quatro blocos. São eles:
1) Políticas Nacionais de Promoção de Saúde, Práticas Integrativas e Complementares e Atenção Básica;
2) Epistemologia Inter/Transdisciplinar, Medicinas Tradicionais e Pluralidade;
3) Experiências de Saúde Doença, Humanização e Interagência; e
4) Práticas Naturais e Integrativas Aplicadas no SUS: Experiências Naturológicas.

Com o evento, as associações objetivam a discussão do papel da Naturologia na Saúde Pública e Coletiva, bem como das habilidades que o profissional naturólogo deve desenvolver para responder às atuais problemáticas da saúde no Brasil. Temos como objetivos específicos:

1) Discutir os conceitos e perspectivas naturológicas com base nas políticas nacionais da área da saúde e nas diretrizes do SUS;
2) Discutir as problemáticas da saúde pública brasileira sob a perspectiva naturológica;
3) Abordar as possíveis contribuições da Naturologia e das PIC/MT às necessidades da saúde pública;
4) Viabilizar uma construção epistemológica que possibilite a pluralidade terapêutica e a autonomia de escolha no SUS; e
5) Articular a atuação da Naturologia junto a equipes multiprofissionais na saúde pública e sua contribuição, tanto em projetos existentes, quanto em possibilidades futuras.

Esse evento é de extrema importância para a consolidação da Naturologia! É um momento para naturólogos e estudantes se unirem em uma ação solidária e participativa pelo fortalecimento e reconhecimento da profissão.
Participe, faça parte desta construção!!!   

As inscrições estão abertas no menu "Cursos e Eventos" do site da APANAT:

http://www.apanat.org.br/eventos/


 
 VEJA A PROGRAMAÇÃO:  

http://www.apanat.org.br/_upload/repository/Cursoseeventos/folder_congresso_01.jpg